
Mais de 60 pessoas vão participar do curso gratuito do programa ‘Trato pelo Capivari’ para instaladores hidráulicos (encanadores) e pedreiros no Norte da Ilha. O objetivo da capacitação é realizar a qualificação dos profissionais quanto a correção das ligações de esgoto na rede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) ou na fossa. O evento ocorre na noite desta segunda-feira (17) no salão da Igreja Quadrangular no Santinho.
A participação é gratuita e os inscritos terão direito a certificado e o nome cadastrado no site da empresa para eventuais indicações. Os participantes também vão ganhar um certificado.
Segundo a Casan, embora o foco do curso sejam os profissionais que trabalham com instalação hidráulica, a participação é aberta a moradores, líderes da comunidade e estudantes da área, uma vez que a disseminação de informações sobre a corretar forma de se conectar à rede amplia os resultados positivos.
O curso começa às 19h desta segunda-feira (17). Informações: (48) 3221 5036. O endereço é Estrada Vereador Onildo Lemos, 93.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.