Uma viagem para o exterior, onde foi assistir espetáculos musicais da Broadway em Nova York, o surpreendeu. Ao caminhar por uma das famosas avenidas da ‘Grande Maçã’, uma pessoa do outro lado da rua grita: Valdir Dutra! O manezinho nascido no canto Sul dos Ingleses será homenageado, no próximo sábado (22), pela escola de samba ‘União da Ilha da Magia’. E não é por acaso que ‘seu Valdir’ ganhou o título de ‘mago do teatro infantil’. São mais de 60 anos promovendo peças teatrais, onde impactou mais de 1 milhão de pessoas e várias gerações. Hoje com 80 anos, ele não descansa. Supervisiona de perto as alegorias que vão para a avenida, além de preparar a estreia da peça Pinóquio, que vai entrar em cartaz no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) dias 7 e 8 de março.

“Eu nasci aqui perto da Igreja. Eu sou do tempo do Boá e do Antônio Bananeira. Acho que já faleceram. Deve ter algum parente por aí. É um orgulho um manezinho dos Ingleses ser enredo de escola de samba. Pra mim é uma coisa fantástica! Já mais pensei isso! (…) No começo fiquei meio ‘cabreiro’. No dia que foram na minha casa (diretoria da escola de samba) eu estava com pneumonia. Atendi o pessoal todo e no dia seguinte me internei no SOS Cárdio. E tô aqui firme forte”, contou.
Levar as crianças para o mundo do teatro infantil é um desafio diário para Valdir Dutra. Ele tem ido verificar pessoalmente os preparativos para o desfile que vai ocorrer no sábado (22). As alegorias que vão passar pela passarela Nego Quirido remetem ao mundo do teatro infantil. Os personagens encabeçados nas peças teatrais promovidas por Valdir Dutra também vão sambar. Toda a companhia teatral vai desfilar enquanto o filho Adriano Dutra deve encarnar o papel do lobo mau. Seu Valdir e a esposa Neusa estarão em local de destaque em um carro alegórico, a quase 10 metros de altura.
“Eu faço teatro para criança, não faço teatro para adulto. Quando eu faço teatro eu me transformo numa criança! Eu sou uma criança. A criança vai ao teatro viajar no mundo da fantasia. Ela sai alegre, divertida, e atingimos o pai e a mãe também”, contou.

A escola de samba da Lagoa da Conceição, que foi rebaixada em 2016, volta ao grupo especial e vai desfilar por volta de 8h40 de sábado (22), no Centro da Capital. A montagem do desfile, que está sendo feita pela comunidade, tem a construção do enredo através do carnavalesco Jaime Cezário ao lado do presidente Valmir Braz ‘Nena’. “Comecei a contar minha história pra eles. Ele (Jaime) me disse que não tinha enredo melhor. Passei tudo pra ele. Ele foi no Rio de Janeiro e montou esse enredo maravilhoso que vai sair na avenida”, afirmou.
Ao mesmo tempo em que Valdir Dutra prepara o samba no pé, ele coordena dos ensaios da peça Pinóquio. A estreia ocorre nos dias 7 e 8 de março. A peça está sendo montada desde outubro. Depois daqui, ele vai percorrer outras cidades do interior. “É um espetáculo bonito, que tem uma mensagem importante. Ele acaba escutando outras pessoas e vai por outro caminho”, contou Valdir. Ele não quis revelar como o nariz do Pinóquio cresce numa peça teatral.
Ouça o samba enredo 2020 da União da Ilha da Magia
Era uma vez…Valdir Dutra – o mago do teatro infantil
Voar além da imaginação
Viver um universo de magia
Eterna criança, traduz a esperança
A sua história é poesia
Amor pela arte, sorriso inocente
Trilhou seu caminho, talento e paixão
“Bilhete da sorte” selou o destino
E a luz da ribalta tocou seu coração
Nos palcos da vida, um chão de estrelas
Sentir a emoção te levar
Nasce um sonho de liberdade
Desperta o gênio pra eternidade
Era uma vez
O faz de conta se encontra outra vez
Na Ilha onde o real é fantasia, sorria…sorria!
A chapeuzinho foi brincar e de repente apareceu
O lobo mau, com a bruxa na maior cara de pau
Aplausos ao Mestre Valdir
Esse artista genial
Ao som da bateria Tribuzana nesse carnaval
O mago que inspira, abraça a Gaivota
O meu amor maior…é ela!
Eu vou te emocionar, o sonho vai brilhar
A União está de volta ao seu lugar!