
O combate ao esgoto irregular e clandestino em Ingleses, tem diversas etapas. A primeira delas, começa na vistoria do local alvo da fiscalização através do ‘Trato pelo Capivari’. Os técnicos identificam as saídas de água e por onde passa a canalização para, na maioria dos casos, chegar a fossa ou a rede de esgoto. Com o uso de corantes alimentícios, eles monitoram o caminho dos efluentes, até a chegada ao ponto de despejo.
Nos testes realizados pela equipe técnica do programa, corante azul, utilizado para determinar se o esgoto do imóvel tem a destinação correta, precisa chegar em local de destinação correta. Se chega na rede de drenagem, é considerada irregular a ligação. Se o problema for mais grave, o morador pode ser multado em, no mínimo, R$ 5 mil por crime ambiental. Todos tem prazo para realizar as adequações.
Outra forma de revisar a regularidade das ligações é a colocação de fumaça na rede do esgoto. Se houver saída do material em um ponto inadequado, a fiscalização identifica as irregularidades.
De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam ligações sanitárias de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelo bairro do Norte da Ilha, mediante agendamentos, denúncias e definição prévia de ruas específicas para atuação.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.
Número de WhatsApp do ‘Trato pelo Capivari’
(48) 99123 1123
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e a veiculação custou R$ 1.250,00 reais neste portal.