
Um teste com equipamento que coloca fumaça na rede, identificou ligações irregulares de esgoto na Rua Maria Conceição em Ingleses. O caso ocorreu na sexta-feira (21). A ação faz parte do programa Trato Pelo Capivari. No local, houve lacre de ligação irregular, multa por crime ambiental. Participaram da ação a coordenação de campo do Trato Pelo Capivari e seis integrantes do corpo técnico, além de fiscal da Floram.
As inspeções na Maria da Conceição, rua localizada entre a Rodovia João Gualberto Soares e a Estrada Dário Manoel Cardoso, tiveram como foco imóveis irregulares com prazos de regularização vencidos, flagrados anteriormente pelo programa lançando esgoto na rede pluvial.
Dentre eles, uma casa sofreu lacre e multa no ato por crime ambiental, emitida pela Floram, em valor de no mínimo R$ 5 mil. Três já se adequaram dentro do prazo, comprovando-se com novos testes a sua regularidade. Durante os trabalhos da manhã, dois equipamentos à disposição do Trato Pelo Capivari e que facilitam o diagnóstico e a solução de problemas com esgoto irregular foram utilizados: o caminhão hidrojato e a máquina de fumaça.
O caminhão serviu para desobstruir a rede pluvial, cheia de esgoto proveniente de tanque e máquina de lavar, em frente à casa que sofreu o lacre da ligação irregular. Em outro ponto da rua, a drenagem, também com efluentes visíveis, precisou ser sugada pelo veículo.
Os testes com a máquina de fumaça foram realizados em duas bocas de lobo. O equipamento ajuda a identificar onde há conexões que deveriam ser pluviais, mas estão irregularmente conectadas à rede de esgoto.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.