Uma Igreja do Rio Grande do Sul está deixando autoridades em alerta. Ela promete um óleo que imuniza contra o coronavírus e outras doenças. O caso foi divulgado pelo jornal Zero Hora, após obter um anúncio pelas redes sociais onde era prometida uma imunização, através do óleo, contra a doença. Porém, a promessa vai além. A substância promete proteger contra qualquer epidemia ou vírus. A Polícia Civil de Porto Alegre está investigando charlatanismo, crime previsto no Código Penal com punição de três meses a um ano de detenção e multa.
O jornal divulgou que a promessa de proteção está sendo feita pela Catedral Global do Espírito Santo. O anúncio foi veiculado por meio de um folder com o título “O Poder de Deus contra o Coronavírus”. O texto convoca fiéis para ir à igreja pois “haverá unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença”.
A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, tomou conhecimento do culto antes da realização e enviou dois policiais para assistir a cerimônia. Porém, como dois Policiais Militares que estavam no local identificaram os policiais civis, eles tiveram que deixar o local.
Um repórter que esteve no local afirmou que havia 400 pessoas. O pastor, líder do culto, comentou por diversas vezes sobre a doença. Numa das situações, falou como se fosse outra pessoa dizendo a ele e debochando “mas unção com óleo vai curar coronavírus?”, para logo depois dizer que Deus pode curar tudo.
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) afirmou que pretende tomar medidas judiciais contra isso.