
O número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) aumentou 300% em Santa Catarina, segundo a nova atualização feita pelo Ministério da Saúde. Os casos que são investigados passaram de nove para 36. Em todo o país, existem 433 casos suspeitos, sendo que dois pacientes tiveram a confirmação da doença em São Paulo. A cidade com o maior número de casos suspeitos é Florianópolis com 11 pacientes em investigação. Joinville, a maior cidade do Estado, tem apenas sete casos.
A maioria dos pacientes procurou serviços de saúde com sintomas de tosse seca e febre, um dos primeiros sintomas do coronavírus. A doença é uma síndrome respiratória e os sintomas podem ser confundidos com o de uma gripe.
Na quarta-feira de cinzas (26), o país confirmou o primeiro caso da doença em território nacional. Foi em um paciente de São Paulo que havia visitado uma região da Itália onde a circulação do vírus é maior.
Quais são os cuidados para evitar o coronavírus
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.