
A secretaria Municipal da Saúde confirmou na manhã desta terça-feira (03) que Florianópolis investiga 20 pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus (Covid-19). Todos eles, segundo a prefeitura, procuraram os serviços de saúde do município com sintomas similares a síndrome respiratória, mas apenas condições leves e estão em boa condição de saúde. Eles estão em isolamento domiciliar em observação médica. Os sintomas mais comuns do vírus estão febre, tosse seca e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados por estudiosos.
Os 20 pacientes, segundo o município, estão em isolamento domiciliar (conforme protocolos do Ministério da Saúde, orientados a permanecerem no quarto com uso de máscara quando em presença de outras pessoas da família. Além disso, não é recomendada a visita e o compartilhamento de objetos de uso pessoal. Nesta segunda-feira (02), o conexão havia divulgado, com base em dados do Ministério da Saúde, que eram apenas 11 casos suspeitos na Capital.
Já os familiares estão sendo orientados a como proceder. Em nota, a Vigilância Epidemiológica diz que ‘contata os mesmos diariamente para avaliação da situação de saúde e monitoramento dos sintomas’. As coletas de exames são realizadas no momento da notificação.
A Vigilância Epidemiológica orienta que em casos de sintomas respiratórios persistentes ou qualquer dificuldade para respirar a população procure o serviço de saúde mais próximo.
Quais são os cuidados para evitar o coronavírus
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Leia a nota da prefeitura
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou na manhã desta terça-feira (03) que investiga 20 casos suspeitos de pessoas que possam ter contraído o coronavírus. Todos os pacientes apresentam sintomas leves e estão em boa condição de saúde. Nenhum internado, todos em isolamento domiciliar, orientados a permanecerem no quarto, usarem máscara quando em presença de outras pessoas da família, não receberem visitas, não compartilharem objetos de uso pessoal e seguirem as orientações de higiene das superfícies com álcool, além das medidas de prevenção recomendadas a todos. Os familiares também recebem orientações específicas. A Vigilância Epidemiológica contata os mesmos diariamente para avaliação da situação de saúde e monitoramento dos sintomas. As coletas de exames são realizadas no momento da notificação.