
O Ministério da Saúde confirmou que subiu para oito o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país. São seis casos registrados em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Além disso, foi confirmada a transmissão interna dentro do país, onde um parente do homem que foi o primeiro caso teve a confirmação da doença. Além disso, os casos suspeitos no Estado de Santa Catarina passaram de 46 para 54.
As duas novas ocorrências em São Paulo são de pessoas que tiveram contato direto com o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil. O homem tem 61 anos e tinha viajado à Itália. Um dos episódios é um familiar do 1º paciente confirmado, que esteve numa festa na casa dele logo após seu retorno da Europa. O outro caso de transmissão local é de uma pessoa que teve contato com esse familiar do paciente.
Outros dois casos confirmados são no Espírito Santo, de uma mulher de 37 anos que tinha viajado também à Itália. Já no Rio de Janeiro, a paciente de 27 anos também esteve no mesmo país, além da Alemanha.
Situação em Santa Catarina
O Estado possui 54 casos suspeitos da doença e que procuraram os serviços de saúde de diferentes cidades. Segundo o Ministério da Saúde, outros quatro casos suspeitos foram descartados.
Quais são os cuidados para evitar o coronavírus
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.