
As equipes que promovem a guerra contra o esgoto clandestino em Ingleses, através do ‘Trato pelo Capivari’, encontraram nesta quarta-feira (04) cinco casos de esgoto conectado irregularmente na rede de drenagem pluvial. Neste mesmo dia foram concedidas duas multas, uma aplicada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente a um condomínio, e outra pela Vigilância Sanitária. Além das ligações clandestinas, foram identificados extravasamentos de fossas.
Segundo o Trato pelo Capivari, foram encontrados problemas na Estrada Dario Manoel Cardoso e nas ruas João Patrício, Laureano Pereira dos Santos, Valdevino Marques da Natividade, Cassiano Gregório Flor e Olavo Valentim Garcia. Ao todo, os técnicos do programa tiveram que realizar cinco lacres em canos ligados na drenagem.
Ao depositar o esgoto de forma clandestina, o morador contribui para a poluição da Praia dos Ingleses. Basicamente, todo o esgoto para nos rios que desembocam no mar, afetando a balneabilidade.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.
Número de WhatsApp do ‘Trato pelo Capivari’
(48) 99123 1123
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e a veiculação custou R$ 1.250,00 reais neste portal.