Uma equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, resgatou uma pessoa vítima de afogamento. O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (09) na Praia do Santinho. Segundo os paramédicos, a pessoa teve classificado, na escala de avaliação, o grau quatro. A tabela vai até seis. Depois de fazer uma estabilização, a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário para tratamento intensivo.
As causas do afogamento ainda não foram reveladas pelo Corpo de Bombeiros. O Conexão ainda não conseguiu confirmar, com as autoridades, o sexo e a idade da vítima. Uma testemunha afirmou que os guarda-vidas foram em busca da pessoa, dentro da água. Porém, como o mar estava agitado, o resgate foi difícil.
Após o trabalho inicial de estabilização, realizado na praia pelos guarda-vidas, foi necessário um atendimento avançado para a remoção. Só com o helicóptero Arcanjo foi possível fazer isso em menos tempo. A vítima foi transferida ao Hospital Universitário na Capital.
O grau de afogamento quatro é um dos mais graves. Neste caso, é necessário fazer a ventilação mecânica da vítima para ajudar na respiração, com remoção imediata ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI).