
Moradores de Santa Catarina vão poder visualizar, nesta segunda-feira (09), uma superlua. O fenômeno ocorre quando o satélite terá uma aparência maior e mais brilhante. A confirmação é da americana Nasa. A lua ficará neste ponto por três dias com tamanho aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia, fase atual pelo calendário.
Os estudiosos preveem que a próxima aparição e última aconteça no próximo mês, em 8 de abril, finalizando essas ocasiões astronômicas para 2020.
A tendência é que a partir das 18h30 desta segunda, com a diminuição da luz do dia, os moradores de Santa Cataria já possam observá-la. A superlua está vigorando desde às 15h. Haverá pontos de observação, com telescópios, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O termo superlua foi criado pelo astrólogo norte-americano Richard Nolle em 1979. Ele definiu como superlua as ocorrências de Lua cheia em que o satélite estivesse dentro da linha de até 90% do ponto mais próximo da Terra. Durante o fenômeno, a lua pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.