
O Estado de Santa Catarina confirmou na tarde desta sexta-feira (13) o terceiro caso de coronavírus (Covid-19). O paciente teve o diagnóstico em Joinville, no Norte Catarinense, após ter uma amostra se sangue analisada pelo Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, o território catarinense possui 77 casos suspeitos da síndrome respiratória.
O homem que foi atendido no sistema de Saúde Pública, esteve recentemente em países da África e Europa. A idade dele não foi divulgada. O secretário de Estado Saúde, Helton Zeferino, diz que os casos são importados.
“Os três casos que tivemos confirmados em Santa Catarina são importados. As pessoas passaram por locais onde há circulação de vírus”, comentou.
O governador Carlos Moisés (PSL) concede entrevista coletiva neste sábado (14), às 9h30, para detalhar as ações de enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina. O chefe do Executivo estadual atende à imprensa após reunião do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (Grac), instaurado para monitorar e coordenar os trabalhos de controle da doença no Estado.
A Assembleia Legislativa (Alesc) disse que estão mantidas todas as atividades administrativas e legislativas, porém, com acesso restrito a deputados, servidores e colaboradores previamente autorizados.
Saiba mais sobre como prevenir o coronavírus
- Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência