
A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta segunda-feira (16), o ‘Alô Saúde Floripa’ (Alô Doutor). Ao ligar para um 0800, o morador de Florianópolis vai poder tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, receber orientação sobre autocuidados e marcar consultas sem precisar se deslocar até um centro de saúde. Além da Central Telefônica e o whatsapp das equipes, o programa também possui um aplicativo próprio, o “Alô Saúde Floripa”, que está disponível nas plataformas IOS e Android e um site. As ligações são ilimitadas e gratuitas.
- Telefone: 0800 333 3233
- Acesse o site do ‘Alô Saúde Floripa’
Segundo a prefeitura, pelo aplicativo, os usuários terão a opção de entrar em contato com às equipes por meio de videochamadas, chats, acessar o contato whatsapp das equipes de saúde, conferir notícias, acessar prontuários e prescrições, além de poder entrar em contato com a própria equipe de atendentes do Alô Saúde Floripa.
De modo geral, por meio do serviço Alô Saúde Floripa, a população vai poder esclarecer dúvidas sobre medicamentos, calendário vacinal e possíveis reações, surtos (sarampo, coronavírus), orientação em caso de dificuldades com amamentação, dúvidas sobre gravidez, dor de garganta, diarreia e dores de cabeça, por exemplo. O usuário também poderá entrar em contato com o serviço para saber se precisa procurar um Centro de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital, agendar consultas pelo WhatsApp, checar se a sala de vacinas ou de procedimentos está aberta, entre outras opções.
Níveis de atendimento
No nível 1:
Serão resolvidas as dúvidas gerais. Ao ligar para a Central de Atendimento do Alô Saúde, o cidadão vai se identificar e falar com um técnico de enfermagem sobre o seu problema. Se ele apontar alguma queixa de saúde, o técnico vai passar para o próximo nível.
No nível 2:
Um enfermeiro especializado vai atender o paciente e utilizar um protocolo internacional adaptado para Florianópolis. Por exemplo: se o cidadão apontar dor de garganta, febre e tosse, a enfermeira vai fazer uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento. Neste nível, o usuário poderá agendar consulta pelo WhatsApp no Centro de Saúde, que avisará a equipe de saúde responsável por essa pessoa, informando quem ligou, porque ligou e qual foi a orientação dada. Em alguns casos, a consulta será agendada para a pessoa dentro das 48 horas seguintes. A equipe de enfermagem também vai realizar um contato de retorno para avaliar como a pessoa está e se melhorou. Esse contato de retorno será feito entre 1 e 24 horas após a pessoa ter ligado.
Marcação de consultas
Outra novidade é a marcação de consultas sem precisar ir até uma unidade de saúde de Florianópolis. Além da Central do “Alô, Saúde”, que poderá agendar a consulta para casos mais urgentes, a Prefeitura também equipou todas as 151 equipes da saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, com celulares e números de WhatsApp. Assim, todos os pacientes terão o contato da sua equipe de saúde para marcar diretamente a consulta e tirar dúvidas via aplicativo.
“Vai haver casos em que os pacientes já em acompanhamento querem apenas tirar dúvidas sobre os resultados de um exame. Ele pode fazer isso via whatsapp para o seu médico. Os quais podem tranquilizar quanto a normalidade e agendar uma consulta apenas se for necessário, sem que ele precise se deslocar até a unidade, caso não queira”, explica a médica Fernanda Melchior, uma das coordenadoras do programa.