
O prefeito Gean Loureiro (DEM), divulgou na tarde desta segunda-feira (16), novas medidas para conter o coronavírus em Florianópolis. Entre elas de que restaurantes, bares e lanchonetes devem deixar as mesas com distância de 1,5 metro. Além disso, os ambientes precisam ser ventilados e as medidas de higiene reforçadas dentro dos locais. O decreto que faz as determinações foi assinado pelo mandatário.
Segundo o texto, os estabelecimentos são obrigados a disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes; dispor de anteparo salivar nos equipamentos de bufê; observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas; aumentar frequência de higienização de superfícies; manter ventilados ambientes de uso dos clientes.
E não para por aí. Os locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. Ainda precisam ser disponibilizadas informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos. As empresas de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos.
Ainda não há restrições para supermercados especificamente na lei, porém, o prefeito comentou que o ideal é que observem a restrição de, no máximo, 100 pessoas em locais fechados.
Eventos
O setor de eventos recebeu, do município, uma prorrogação para pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS). A arrecadação de fevereiro fica suspensa para que o setor possa manter-se em funcionamento durante o período de não realização de eventos.