As forças de segurança estão fechando as praias de Florianópolis. Isso está ocorrendo após o decreto da Prefeitura de Florianópolis nesta quinta-feira (19). Em Ingleses, o trabalho está sendo realizado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) que determina que todos saiam das praias e retornem pra casa. Eles ainda pedem que as pessoas ajudem a divulgar a proibição. Mesmo com o pedido, conforme a polícia vai avançando pela praia, mais pessoas chegam.
Em Canasvieiras, a abordagem está sendo feita pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). Por lá, os agentes usam uma quadriciclo e uma caixa de som que transmite mensagens em português e espanhol. Turistas que estavam na praia questionaram se já poderiam ir embora, pois estavam com medo de não entrar nos Estados de origem.
O artigo dois, do decreto assinado por Gean Loureiro, diz que “fica proibido o acesso de pessoas, individual ou coletivamente, à areia das praias do Município de Florianópolis, pelo prazo de sete dias. Ficam sujeitos às sanções previstas em Lei aqueles que infringirem as normas previstas neste artigo”.
Também foi proibida a entrada de ônibus de fora da cidade na Ilha ou circular pela cidade. Na tarde desta quinta (19), por volta de 17h, foi feito a abordagem a um ônibus do Uruguai. O responsável pelo coletivo informou que pegaria alguns cidadãos uruguaios e deixaria a cidade. A GMF fez a escolta do ônibus e determinou que apenas o motorista e o ajudante saíssem para pegar as bagagens. Após o embarque, o coletivo foi escoltado até a saída da cidade.