
O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou no início da noite desta segunda-feira (23) a ampliação do decreto que determina a quarentena. Será um aumento de isolamento social por mais sete dias, a partir de quarta-feira (25), em todo o Estado. O número de casos testados positivos de coronavírus (covid-19) chega a 86, em toda Santa Catarina. O número oficial de suspeitos é 410.
Segundo Moisés, as medidas destacadas na última semana como fechamento de empresas, suspensão do transporte público e determinação de serviços básicos seguem valendo. Entretanto, o governador destacou que espera ver uma desaceleração nos números a partir da próxima semana.
“O decreto terminaria na terça-feira, amanhã. Portanto, editamos um decreto. Ele vai valer a partir de quarta-feira, prorrogando por mais sete dias. É o melhor remédio. Evitar ao máximo a interação, evitando a proliferação em massa do coronavírus”, diz. “O reflexo da curva vai se dar exatamente a partir da semana que vem. Por isso, a decretação de mais 7 dias”, afirmou.
O esquema atual com funcionamento de transporte público apenas para servidores da saúde e trabalhadores da Comcap segue valendo. Além disso, podem funcionar supermercados, farmácias, centros de saúde, hospitais, unidades de pronto atendimento, clínicas médicas, funerárias, agropecuárias, postos de combustíveis, feiras livres, tele entrega de comida, táxis e aplicativos de transporte e igrejas (sem reunião de pessoas).
Cidades com casos testados positivos
- Balneário Camboriú – 6
- Braço do Norte – 9
- Blumenau – 7
- Chapecó – 2
- Criciúma – 9
- Florianópolis – 15
- Gaspar – 1
- Gravatal – 2
- Içara – 1
- imbituba – 2
- Itajaí – 7
- Jaguaruna – 1
- Jaraguá do Sul – 2
- Joinville – 4
- Lages – 1
- Navegantes – 1
- Pomerode – 1
- Porto Belo – 2
- Rancho Queimado – 2
- São José – 4
- Tubarão – 7
A partir desta segunda-feira (23), por determinação editorial do Conexão, será substituída a palavra ‘confirmado’ por ‘casos testados positivos’. O novo termo se dá pela tendência de muitos casos positivos que não chegam ao conhecimento público. Como a ‘confirmação’ demora para ocorrer, pelo Governo Federal, o termo ‘testados positivos’ configura melhor a explicação sobre pacientes portadores da doença.