
A vacinação contra a gripe começa nesta semana, em Florianópolis, priorizando profissionais da saúde e idosos com mais de 80 anos. Também, aqueles com dificuldade de locomoção terão preferência. A vacina protege contra a gripe normal (influenza) e contra a gripe A (influenza H1N1). É importante ressaltar que a vacina não protege contra o coronavírus, que é uma síndrome respiratória com agravamento. Devido ao isolamento, a prefeitura está elaborando um plano para evitar aglomerações.
A segunda fase da vacinação vai iniciar a partir do dia 30 de março (próxima segunda), com pessoas de 60 anos ou mais que deverão receber a vacina, mediante apresentação de documento que comprove a idade. As doses serão oferecidas em outros pontos de vacinação fora dos Centros de Saúde para os idosos que não fizeram parte do primeiro grupo. Inclusive, a prefeitura quer fazer um drive-thru, em diversos pontos, para os idosos não precisar desembarcarem.
Como o pico dos casos de coronavírus será no mês de abril, a solução mais cabível, é resguardar a saúde dos idosos, público mais vulnerável à doença. Cada equipe de saúde de família dos Centros de Saúde, entrará em contato com os idosos com dificuldade de locomoção, ou de 80 anos ou mais para vacinação em casa.
Nesta segunda-feira (23), os Centros de Saúde estão fechados em virtude do aniversário de Florianópolis.