
O Conexão ajustou a cobertura sobre o coronavírus em Santa Catarina para dar mais transparência ao leitor/internauta. As reportagens anteriormente publicadas, no entanto, não sofrerão alteração. Ao invés de casos confirmados, será utilizado o termo ‘testado positivo’.
A mudança é motivada por alguns fatores. A transmissão comunitária do coronavírus (covid-19) em território catarinense faz com que as pessoas acabem sendo contaminadas pelo novo coronavírus, mas sequer sabem a origem da contaminação.
O segundo fator é que grande parte dos infectados não apresenta sintomas (assintomáticos). O terceiro ponto é que a maioria dos pacientes não será testada para a doença. Muitos ficarão em casa, isolados, esperando a evolução do próprio quadro de saúde.
A partir do momento em que uma reportagem coloca ‘casos confirmados’, não representará a realidade absoluta do quadro enfrentado por muitos pacientes.
Por conta de todos esses fatores, não é possível considerar que os casos de coronavírus sejam apenas os contabilizados nos números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. As pessoas que não desenvolvem as manifestações gripais, por exemplo, não sabem que estão contaminadas, não fazem o exame para identificar o novo coronavírus e, por conseguinte, não estão no cômputo total de ocorrências.
Entenda o que muda
Exemplo: “Até esta terça-feira (24), 109 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em SC”.