
A Capital catarinense alcançou a marca de 40 casos testados positivos de coronavírus (covid-19) neste domingo (29). Isso significa que houve um aumento de 100%, entre sexta (27) e domingo (29), quando novos dados foram divulgados. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Uma nova atualização será feita apenas no fim desta segunda-feira (30).
Entre sábado (27) e domingo (29), o aumento foi de 33% no número de casos que foram positivados em laboratório. Quando os números já indicavam um aumento, a Prefeitura de Florianópolis havia anunciado, ainda na sexta, uma expansão da quarentena, adotando discurso diferente do Estado. Só no domingo (29), é que o Estado confirmou a expansão do isolamento social.
Em entrevista à Rádio Gaúcham nesta segunda-feira (30), o prefeito Gean Loureiro (DEM) defendeu uma volta gradativa e com segurança às atividades comerciais.
“A economia tem que voltar de maneira que apresente menor risco. Estamos fazendo um levantamento do que apresenta esse risco menor. A construção civil pode trabalhar, observando que não deve haver alojamento de trabalhadores. Profissionais liberais, daqui a pouco, podem voltar às atividades. Empresas podem começar a atuar com um percentual menor de ocupação. O que nós não podemos, ainda, é abrir shopping centers, já que há uma aglomeração grande de pessoas”, afirmou.