
O prefeito Gean Loureiro (DEM) anunciou a liberação do comércio em Florianópolis, após pronunciamento nas redes sociais em Florianópolis. O mandatário explicou que a autorização para voltar ao funcionamento vale a partir de segunda-feira (20). Entre os critérios, só poderão entrar clientes para o número de atendentes. Além disso, será necessário higienizar as mãos com álcool gel na entrada e na saída para evitar o coronavírus (covid-19).
“Nós ainda precisamos ficar em casa. Se sair, de máscara. Precisamos de medidas para liberar a atividade econômica. O comércio poderá voltar a partir de segunda-feira (20)”, disse. Um decreto ainda será publicado que vai traçar todas as medidas de higiene necessárias para que as lojas voltem a abrir.
O prefeito voltou a frisar a necessidade do uso de máscaras para todos os trabalhadores e para as pessoas que entram nos estabelecimentos. Gean afirmou que, com os dados e os testes realizados, é possível ter segurança. “Não significa se a situação piorar, que eu não vá fechar tudo de novo”, disse.
O secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva (Dr Paraná), afirmou que precisa do apoio de todos para que as medidas de higiene não façam piorar o cenário.
Já os hotéis poderão voltar a abrir a partir do dia 23 de abril, após o feriadão de Tiradentes.
Shoppings, restaurantes e transporte coletivo
A determinação para o funcionamento de shoppings, restaurantes e do transporte coletivo seguem de suspensão, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina.