
Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 reais do Governo Federal. Os primeiros a receber o valor pago são os beneficiários do Bolsa Família que solicitaram o recurso pelo aplicativo da Caixa. O saque em dinheiro, para os que fizeram essa solicitação, vai ocorrer a partir do dia 30 de maio, um sábado. Para evitar filas e aglomerações nas portas das agências, a Caixa espaçou as datas de pagamento no calendário.
Os saques em dinheiro para os beneficiários do Bolsa Família ocorrem, a partir desta segunda (18), conforme o Número de Identificação Social (NIS). O pagamento de um a zero vai até o dia 29 de maio, um dia antes do início do saque em dinheiro para quem optou por essa modalidade de retirada do benefício emergencial.
Já na próxima quarta-feira (20), vão receber o dinheiro os beneficiários que solicitaram por meio de conta digital criada pela Caixa. O dinheiro pode ser usado para pagar contas e compras em supermercados, por exemplo, por meio de cartão. Não há pagamento em dinheiro do benefício.
A segunda parcela paga em dinheiro ocorre a partir do sábado, 30 de maio. Serão 12 dias de pagamento, sendo um dia por mês de aniversário. O sistema é diferente da primeira etapa, já que houve aglomeração na porta das agências. Muitos reclamaram da falta de informações, por parte da Caixa. Entretanto, próprio banco garantiu uma melhor comunicação com os clientes neste processo.
Saques para beneficiários do Bolsa Família
Os saques em dinheiro começam na segunda-feira (18) e ocorrerão conforme o último número do NIS (Número de Identificação Social).
- NIS 1: 18 de maio
- NIS 2: 19 de maio
- NIS 3: 20 de maio
- NIS 4: 21 de maio
- NIS 5: 22 de maio
- NIS 6: 25 de maio
- NIS 7: 26 de maio
- NIS 8: 27 de maio
- NIS 9: 28 de maio
- NIS 0: 29 de maio
Conta digital
Nessas datas, os recursos estarão na conta, mas não poderão ser sacados em dinheiro. O dinheiro pode ser usado para pagar contas e compras em supermercados, por exemplo, por meio de cartão.
- 20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro
- 21 de maio: nascidos em março e abril
- 22 de maio: nascidos em maio e junho
- 23 de maio: nascidos em julho e agosto
- 25 de maio: nascidos em setembro e outubro
- 26 de maio: nascidos em novembro e dezembro
Saque em dinheiro
A retirada do auxílio vai ocorrer em datas mais espaçadas, para evitar aglomerações nos bancos. O saque é feito por meio de uma senha disponibilizada no aplicativo.
- 30 de maio: nascidos em janeiro
- 1 de junho: nascidos em fevereiro
- 2 de junho: nascidos em março
- 3 de junho: nascidos em abril
- 4 de junho: nascidos em maio
- 5 de junho: nascidos em junho
- 6 de junho: nascidos em julho
- 8 de junho: nascidos em agosto
- 9 de junho: nascidos em setembro
- 10 de junho: nascidos em outubro
- 12 de junho: nascidos em novembro
- 13 de junho: nascidos em dezembro