
Um protesto de moradores da comunidade da Lajota travou o trânsito na SC-403, na entrada dos Ingleses, em Florianópolis. Eles denunciaram a violência das ações policiais dentro da comunidade. Com a presença de pessoas na pista, o trânsito travou no sentido Centro/bairro da rodovia, desde a Vargem do Bom Jesus. No sentido contrário, também há fila. Até a publicação da reportagem, o protesto estava pacífico, sem registro de violência.
O foco principal do manifesto é contra a violência policial. Uma reportagem publicada pelo Conexão, nesta quarta-feira (24), ouviu os moradores que denunciaram a forma desproporcional da ação da PM dentro da comunidade. Alguns relataram que foram agredidas até mulheres, inclusive uma grávida.
Com gritos de ordem eles dizem que são, na maioria, trabalhadores e que precisam de respeito. A comunidade da Lajota é considerada pelas autoridades uma ocupação irregular. A PM disse que acompanha a movimentação e que a ação dos moradores é pacífica.
Na noite anterior, a PM relatou que houve resistência, por parte dos moradores, durante uma ação contra o tráfico. ““Se teve erro ou excesso a gente apura. A comunidade tem tráfico. Cada vez que eu vou lá, tem barricada, olheiros do tráfico. É um problema social grave. Houve um flagrante de tráfico. Houve uma resistência da família”, disse Pablo Neri Pereira, comandante do 21º BPM.