
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) diz que está trabalhando para recuperar o abastecimento de água nos locais afetados em Florianópolis. No Norte da Ilha, que possui sistema independente de captação e tratamento, a empresa disse que registra ainda falta de energia em poços de captação.
Em nota, a empresa pede que os consumidores economizem água ao longo da quinta-feira (2). “As equipes estão em campo para recuperar o sistema e normalizar ao longo do dia de hoje. O pedido é de compreensão e colaboração daquelas pessoas que estão recebendo água para que economizem ao máximo para permitir que a distribuição seja feita da melhor forma possível”, diz.
Moradores de vários pontos reclamam ainda sobre a falta do abastecimento. Em outros pontos, a força da água é fraca e em outros a água está saindo nas torneiras com coloração diferenciada.
O ‘ciclone bomba’

A tempestade ocorreu no fim da tarde de 30 de junho, deixando mais de 1,5 milhão de pessoas sem luz em Santa Catarina. Além disso, também faltou água, casas foram destelhadas, estruturas desabaram e nove pessoas morreram. Em muitas cidades houve um apagão na telefonia celular, o que dificultou a comunicação entre as pessoas. A Celesc disse que foi o maior dano na rede elétrica já causado por uma tempestade na história da empresa.