
O medo do contágio pelo coronavírus (covid-19) está fazendo a Justiça Eleitoral convocar mesários voluntários com a promessa de garantias de biossegurança para as pessoas e para a seção eleitoral. Mesmo com o rígido protocolo, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, destacou que o convite para atuar no pleito não se aplica aos cidadãos enquadrados no chamado grupo de risco.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
“Se você não é do grupo de risco, venha ser um mesário voluntário. Inscreva-se no site da Justiça Eleitoral do seu estado ou pelo e-título”, disse o ministro. Ele reiterou a importância desse grupo de colaboradores que servem à democracia e ajudam a administrar o processo eleitoral no dia das eleições.
O mesário voluntário é aquele eleitor que espontaneamente se habilita a atuar na recepção de votos e na condução dos trabalhos na seção eleitoral, contribuindo para a transparência das eleições e para o fortalecimento da democracia.
O trabalho de mesário é fundamental para o sucesso do pleito, pois permite que a votação seja conduzida com tranquilidade. É ele que recebe os votantes, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação.