
Os eleitores que estiveram sem máscara serão barrados e não poderão acessar as seções eleitorais, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A informação foi confirmada pelo presidente do tribunal, ministro Luis Roberto Barroso. Idosos terão preferência no processo de votação que teve o horário ampliado e começa às 7h. O horário de encerramento permanece às 17h, quando começa a apuração.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
O ministro orientou que o eleitor deve levar a própria caneta para assinar o caderno de votação dos mesários e retirar o comprovante. Quem não levar, poderá encontrar canetas higienizadas. Será obrigatório higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância social será obrigatória.
O ministro diz que o eleitor vai apenas apresentar o documento com foto. “Antes de assinar, o eleitor vai higienizar a mão, vota e vai direto para a saída. O que mudou? Antes havia duas interações e eliminamos duas etapas para minimizar a interação entre o mesário e eleitor. Quem precisar do comprovante volta, se não precisar, segue para a porta”.
Não haverá medição da temperatura de eleitores nos locais de votação. Quem estiver doente no dia da eleição, não vai para a seção eleitoral. A regra vale para mesários e eleitores.
“Para simplificar a vida das pessoas, nós providenciamos cartazes ilustrativos para facilitar a compreensão dos eleitores. Ele estará em todas as seções eleitorais”, disse.