
A mulher tem provado que não é o sexo frágil, nem aqui nem na China, embora seja delicada, meiga, doce, carinhosa e romântica, é forte, é empreendedora, batalhadora, determinada, focada e visionária.
É….. você é isso mesmo mulher, embora tentam nos fazer acreditar o contrário.
Em meio aos retrocessos econômicos e políticos neste período de coronavírus (covid-19), fomos as mais atingidas economicamente, fisicamente, socialmente e emocionalmente. Muitas de nós estão mais expostas ao risco de contaminação, porque 70% dos trabalhadores na área de saúde são mulheres. Com o isolamento, os índices de violência doméstica e feminicídio aumentaram, como estão confinadas com seus agressores e distante do ciclo social os riscos são mais elevados. Entre os idosos, há mais mulheres vivendo sozinhas e com baixos rendimentos.
A mulher também é a maioria no setor de empregos informais, desempenhamos 3x mais trabalhos não remunerados, neste período de pandemia, tem aumentado os afazeres, com o fechamento das escolas e creches, as mães precisam se dividir em muitas para dar conta do trabalho, casa, educação dos filhos e fazer as atividades escolares. Não temos poder de decisão politicamente, pois representamos apenas 25% dos parlamentares e 10% dos chefes de Estados ou de Governo.
Segundo Cristiane Melo, empreendedora, Mentora e Coach de Carreira , em Papo de Mulher, a maior dificuldade da mulher nesse momento, está em administrar o tempo, conciliar o profissional com o “dona de casa”. Ela convida as mulheres a experimentar começar delegar tarefas a família, assim não irá se esgotar tanto, e acabar com aquela sensação que o dia terminou e você está acabada. “ Pois é.. delegando e tendo o apoio da família, sua qualidade para com eles e seu trabalho, irá superar suas expectativas.”
Representamos 41,1% das força de trabalho no Brasil, segundo dados do IBGE, e muitas de nós passamos a ser a principal provedora do lar. Mas isso não significou uma construção de igualdade ente os sexos no mundo do trabalho e no mundo familiar, pelo contrário assumimos mais responsabilidades e fazemos isso com maestria. Sabe por que?
- Por que somos fortes…..
- Temos instinto de sobrevivência
- Temos sede de conhecimento
- Temos sede de autoconhecimento
- Temos sede de crescimento pessoal e profissional
- Temos sede de empreender
- Temos sede de criar
- Temos sede de prospetar
- Temos sede de melhorar quanto mãe, pessoa, amiga, profissional
- Temos sede de amar
- Temos sede de ser amadas
- Temos sede de viver
- Temos sede de Deus
- Temos sede de fé
- Temos sede de vencer
Apesar de todas as dificuldade, de todo caos vivido diariamente, para equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, o papel de mãe, mulher, esposa , empresária, filha, a Mulher nos surpreende buscando forças e tempo para se qualificar e cuidar da autoestima.
Gostaria de finalizar te convidando a olhar sempre para você mesma, com amor, respeito e admiração.
Por que você mulher é um ser especial, e merece ser feliz.