
Uma briga se instalou na relação entre dos CDRs (Conselhos de Desenvolvimento Regionais) e a Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Com uma proposta de ampliar o número de cargos na prefeitura, através do cargo de Superintendente de Relações Comunitárias, os conselhos querem mais três comissionados indicados pelo superintendente. Hoje o cargo é de Milton Weber. Tanto ele como integrantes de cúpula dos conselhos pertenciam a quadros de diretoria da Acif.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
“A conduta de governança adotada recentemente pelos CDRs, assim como dos termos propostos aos candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal são rechaçados pela Acif. (…) Alerta, por fim, que, à exceção do Codecon (região do Continente), os Conselhos não mais representam a comunidade”, diz a nota da Acif, criadora dos CDRs, publicada nesta quarta-feira (4).
O documento proposto pelos CDRs, disponível na página do Codeni, diz no item quatro que o prefeito deve “nomear o cargo de “Superintendente de Relações Comunitárias” no primeiro mês de minha gestão conforme indicação, por maioria simples, dos Presidentes dos 5 Conselhos de Desenvolvimento Regionais acima nominados. Nomear estrutura fixa de 3 colaboradores em nível de GERENTE que serão indicados e administrados pelo Superintendente”.
A Acif diz que que em breve estará reunida com entidades de cada região para as devidas providências, pois o princípio social e participativo dos CDRs está sendo denegrido e desvirtuado.
Leia a nota da Acif
A conduta de governança adotada recentemente pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional da Capital (CDRs), assim como dos termos propostos aos candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal são rechaçados pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Fundadora, membro ativo e uma das maiores incentivadoras deste movimento da sociedade civil organizada, a entidade condena com veemência a forma arbitrária em que alguns membros dos CDRs e o Superintendente de Relações Comunitárias da Prefeitura Municipal deliberaram sobre as proposições aos candidatos.
A ACIF também discorda das ações e processos não alinhadas ao exercício da transparência, equidade e a efetiva política participativa, o que esses movimentos deveriam perseguir como regra. Alerta, por fim, que, à exceção do CODECON (região do Continente), os Conselhos não mais representam a comunidade e que em breve estará reunida com entidades de cada região para as devidas providências, pois o princípio social e participativo dos CDRs está sendo denegrido e desvirtuado.