
O bairro com o maior número de moradores de fora da cidade reúne um dado interessante sobre justificativas no pleito eleitoral, quando alguém vota em outro lugar ou não pode comparecer a uma seção. Dentro da 100ª Zona Eleitoral, Ingleses reúne o maior número de justificativas recebidas pelo TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral) nas eleições diretas há dois anos. São 9052 moradores que tiveram que explicar o motivo da ausência. Os dados foram levantados pelo Conexão com o tribunal.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
O número de pessoas que justificaram a ausência na última eleição, no Norte da Ilha, poderia eleger dois vereadores pela região neste pleito de 2020. Mesmo com as facilidades de realizar a transferência pela internet, durante a pandemia, a tendência é que este ano, mais uma vez, o número de justificativas seja alto. Acontece que muitos não vão votar por causa da pandemia, o que pode aumentar as abstenções no próximo dia 15 de novembro.
O número de 9052 reúne justificativas recebidas em todas as regiões de Ingleses e também no Santinho, que também é bairro Ingleses do Rio Vermelho. Após Ingleses, aparece Canasvieiras com 4089 justificativas recebidas e parte do Itacorubi, que pertence a 100ª Zona, com pouco mais de 3 mil.
Nos dois turnos, em 2018, foram recebidas 24,6 mil justificativas, segundo o TRE/SC.
Como justificar o voto em 2020?

Este ano, o formato da justificativa vai mudar em virtude da pandemia de coronavírus (covid-19). Em Santa Catarina, não serão instaladas urnas específicas para justificativa no dia da eleição. O procedimento estará disponível exclusivamente pelo aplicativo e-Título, através de uma ferramenta de georreferenciamento que permitirá o procedimento de quem estiver fora da cidade na qual vota no dia do pleito. O mesmo vale para o segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro, se houver.
Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante ou impossibilitado para o exercício do voto (por motivo de doença, viagem ou outra situação relevante) poderá justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica, disponível na internet.
Nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa (correspondente a R$3,51 para cada turno). Para quem estiver fora do país no dia da eleição, a justificativa poderá ser encaminhada a qualquer tempo, até 30 dias a partir do retorno ao país.
Total de justificativas da 100ª Zona em 2018
- 24,6 mil
Justificativas por local
- MRJ – Mesa Receptora de Justificativas