
A eleição de 2020 é diferente para os votantes de Florianópolis. Não haverá mesas que recebam justificativas de ausência. Tradicionalmente, regiões como Norte da Ilha e Sul da Ilha, que possuem grande quantidade de moradores naturais de outras cidades, fazem filas nos locais de votação para justificar. Entretanto, isso pode ser feito através da internet. O aplicativo e-Título vai receber as justificativas eleitorais, para evitar aglomerações em locais de votação.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
A justificativa é válida para quem não está na cidade onde o título eleitoral é registrado. Se a pessoa mora em uma cidade que possui segundo turno, ele precisará justificar pelo e-Título nos dias 15 e 29 de novembro, data do segundo turno. O próprio aplicativo vai identificar, por GPS, que o eleitor não está no domicílio eleitoral.
A liberação para fazer a justificativa será apenas no dia 15, domingo. Não haverá eleições municipais no Distrito Federal e no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
O app
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título é uma alternativa ao título de eleitor impresso. Ele tem validade oficial para efeitos de identificação e traz, além da foto e dos dados do eleitor, informações sobre o seu local de votação.
O e-Título também apresenta uma série de outras funcionalidades, como a geração de certidões de quitação eleitoral e de nada-consta de crimes eleitorais, bem como a autenticação de documentos, entre outras.
O aplicativo é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.