
Em blitz contra esgoto irregular, a força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis e da Casan notificou e multou por crime ambiental, nesta semana, imóveis no Campeche, no Sul da Ilha, e nas praias de Daniela e Santinho, no Norte, com três lacres de fossas e tubulações clandestinas.
A primeira operação do grupo, realizada na manhã de segunda-feira (16/11), fiscalizou casas e condomínios em três endereços do Campeche. Na Servidão Recanto das Dunas, próxima à praia, imóvel multifamiliar com esgoto de tanque e máquina de lavar ligados à rede de drenagem foi multado pela Floram e pela Vigilância Sanitária.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
Uma casa na Travessa Ibiza com vazamento de esgoto no terreno, e na qual o proprietário resistiu a autorizar os testes, foi notificada e multada pela VISA. Mais três notificações e uma multa, por extravasamento de fossa na via pública, foram emitidas contra imóveis da Servidão Garapuvu do Sul e da já citada Recanto das Dunas.
No dia seguinte, terça-feira (17), uma fossa e uma tubulação foram lacradas na Av. das Palmeiras, em Daniela, em pontos com vazão de esgoto na rede pluvial. No mesmo endereço, próximo a um restaurante, foi solicitado à Intendência que abrisse parte da calçada – havia indicativo de problema na drenagem, mas sem possibilidade de visualização.
Na quarta-feira (18), a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e Echoa Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – fechou as operações da semana no Santinho.
Uma casa e um prédio de seis apartamentos com a mesma irregularidade, esgotos de tanque e máquina de lavar conectados à rede pluvial, foram multados por crime ambiental pela Floram, com um lacre. Outros dois condomínios com problemas nos sistemas de tratamento individual, um na mesma rua e outro na Servidão Dejalma Manoel Jorge (Rua da Léia), foram notificados pela VISA e pela Floram, respectivamente.
A Blitz
A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.
Com mais de 100 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ingleses, Santinho e Campeche.