
A GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) vai fiscalizar pontos de comércio na sexta-feira (27) para evitar confusões e aglomerações durante o tradicional dia de promoções conhecido como Black Friday (tradução livre: sexta-feira negra). O intuito da ação é proporcionar maior segurança para a população que vai realizar compras neste dia onde os descontos em todas as lojas são maiores, o que atrai mais consumidores do que o habitual.
Durante todo o dia, agentes da GMF ficarão em pontos estratégicos de maior movimentação do comércio na região Central e nos maiores bairros da Capital, que possuem muitas lojas com grande fluxo de pessoas
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
A operação ocorre por meio de três estratégias. A primeira é a fiscalização pessoalmente nos pontos citados. Além disso, as equipes também contarão com apoio do sistema de videomonitoramento, em que os agentes internos auxiliam quem está trabalhando nas ruas. O terceiro ponto de apoio da GMF é o Projeto Guardião, que tem um canal direto com os comerciantes e com a população, para que possam acionar rapidamente as autoridades caso tenham suspeita ou confirmação de furtos ou roubos nos locais próximos a comércios.
Mesmo com o período em que se espera maior movimento nas lojas por conta da Black Friday, a GMF também estará fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias e decreto por parte dos comerciantes e da população, para que o momento de compras seja seguro e não gere aglomerações e risco de contágio do coronavírus (covid-19).
A orientação é que apenas uma pessoa por família vá às compras e que qualquer pessoa que possua sintomas relacionados à covid-19 não saia de casa.