
Após o terceiro acidente com motociclista e outros veículos que rodaram na SC-403, em Florianópolis, o Conexão teve acesso ao laudo médico que comprova que a vítima do primeiro acidente de moto na alça da rodovia, saída para a SC-401, caiu devido a chorume presente na pista. A vítima teve ferimentos em um dos ombros e no joelho esquerdo devido a presença do liquido no pavimento. A Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) diz que não há nada que ligue os acidentes à eventual derramamento de chorume, mas diz que vai efetivar uma limpeza em diversos pontos onde houve denúncia.
A vítima do primeiro acidente disse ao Conexão que já encaminhou o laudo médico para a Comcap. No documento assinado por uma médica de uma clínica de Ingleses, a paciente apresentou ferimentos por queda devido a presença de chorume na rodovia. As próprias fotos mostram a motociclista com a roupa suja e diz que vai acionar a autarquia na Justiça, pois quer o ressarcimento dos valores para o reparo da moto.
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Além desse acidente, outra motocicleta caiu no mesmo dia no local, além de veículos que rodaram no trecho. No início da semana, a Comcap disse que havia óleo na pista. Depois, a explicação mudou para uma solução. Nesta quarta-feira (25), após outro acidente com o relato de pista escorregadia e cheiro de chorume na ligação entre as rodovias, a Comcap informou que vai limpar pontos onde houve reclamação de vazamento de chorume.
Em nota, a Comcap diz que vai fazer a partir da noite desta quarta (25) uma lavação semanal em pontos como na SC-403, alça para SC-401, e elevado do CIC. Também vai acionar o Governo do Estado para informar a disponibilidade em colaborar nessas medidas preventivas, mas solicitar que seja feita a fiscalização e manutenção de responsabilidade dos órgãos estaduais.
“Em todas as verificações, inclusive ali na SC na semana passada, é constatado que há muito óleo derramado. Com chuva fina, como ocorreu hoje de manhã, a pista torna-se altamente escorregadia. Quanto aos caminhões, a Comcap destaca que mantém em dia os sistemas de captação de chorume e vedação do equipamento compactador. A Comcap tem investido em renovação da frota”, diz a nota.
Em outro trecho, a Comcap disse que não existe nada que ligue o acidente à eventual derramamento de chorume. “Até o momento não houve qualquer manifestação dos órgãos responsáveis sobre isso e, pela própria foto (do acidente desta quarta), verifica-se que não há nenhum líquido na pista. Para imputar responsabilidades, será preciso apurar velocidade da moto e se havia óleo na pista”, diz.
Entretanto, na segunda-feira (23), o Conexão mostrou um caminhão que estava vazando chorume. A autarquia disse que o veículo era velho e iria ser inspecionado.
Leia a nota completa da Comcap
A Comcap vai fazer a partir de hoje à noite, lavação semanal em pontos como na SC-403 alça para SC-401 e elevado do CIC. Também vai acionar o governo do Estado para informar sua disponibilidade em colaborar nessas medidas preventivas, mas solicitar que seja feita a fiscalização e manutenção de responsabilidade dos órgãos estaduais.
Em todas as verificações, inclusive ali na SC na semana passada, é constatado que há muito óleo derramado. Com chuva fina, como ocorreu hoje de manhã, a pista torna-se altamente escorregadia.
Quanto aos caminhões, a Comcap destaca que mantém em dia os sistemas de captação de chorume e vedação do equipamento compactador. A Comcap tem investido em renovação da frota.
A Prefeitura de Florianópolis adquiriu, nos últimos quatro anos, 24 caminhões compactadores, maior renovação de frota já feita na história da Comcap. Foram 15 caminhões compactadores de 12 metros cúbicos, em dezembro de 2017. Três compactadores de 19 metros cúbicos, para 23 toneladas, em outubro de 2019. Um compactador de 19 cúbicos para coleta de verdes, este ano, e cinco compactadores agora em novembro. Os últimos com câmbio automático, o que dá maior conforto e segurança à operação.
De acordo com o Departamento de Coleta, não há nada que ligue o acidente à eventual derramamento de chorume pela Comcap. Até o momento não houve qualquer manifestação dos órgãos responsáveis sobre isso e, pela própria foto, verifica-se que não há nenhum líquido na pista. Para imputar responsabilidades, será preciso apurar velocidade da moto e se havia óleo na pista.