
A imunização faz com que o organismo se torne mais resistente a determinados tipos de doença, com isso, o sistema imunológico fica mais fortalecido para combater o vírus que ainda não tem uma vacina. A descontinuidade do calendário vacinal pode deixar uma comunidade desprotegida de doenças evitáveis, e causar o desiquilíbrio do sistema de saúde, que hoje está focado no atendimento ao coronavírus (covid-19).
“Entendemos que a importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Por isso, incentivamos a vacinação com segurança e qualidade da vacina, pois ao se vacinar, o indivíduo ajuda uma comunidade inteira a diminuir os casos de determinada doença. Como por exemplo, a Febre Amarela, que há muito não se ouvia falar, e voltou a chamar a atenção por aqui”, explica Mariana Sprotte Fernandes, enfermeira chefe da equipe Primme Vacinas na Grande Florianópolis.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
Há alguns dias, o poder público anunciou que a cobertura vacinal era baixa para diferentes doenças. Por isso, é importante que adultos e crianças tenham a carteira de vacinação em dia. No caso desta clínica, são oferecidos todos os tipos de vacina.
O medo de muitos e a famosa dor da vacina. Entretanto, clínicas estão se especializando em métodos de aplicação que são indolores. Mariana diz que existem alguns dispositivos como massageador, gelo e vibração, para aliviar o desconforto causado no momento da aplicação.