
Depois de temporadas onde a maior preocupação era a falta de água nos balneários de Florianópolis durante o verão, agora o foco é outro. A Casan (Companhia Catarinense de Saneamento) promete a continuidade da fiscalização no esgoto irregular com a prefeitura através do programa ‘Trato pelo Capivari’. Além disso, a empresa furou mais poços para ter condições de extrair mais água do Aquífero dos Ingleses e fez obras para garantir o abastecimento de água no Sul da Ilha, com ampliação da captação de água em rios do Continente.
A companhia já está em andamento com um novo edital de licitação para a continuidade das fiscalizações nas ligações clandestinas de esgoto em Ingleses, um dos balneários mais afetados. Eles querem reforçar o trabalho. O edital já está lançado. No contrato atual com a empresa Echoa Engenharia foi feito um aditivo de 25%. Ela foi contratada em 2019 ao valor de R$ 1,6 milhão.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
“O contrato tinha encerrado e fizemos um aditivo do contrato até dezembro. E já temos uma nova licitação em andamento para dezembro para continuar mais um ano o trato. Foi uma ação muito importante pois tinha vários clientes ligados na rede pluvial. A nova estação de tratamento, que vai ficar pronta em meados de julho, vai dar uma contribuição para o sistema”, afirma o engenheiro Joel Horstmann, superintendente Metropolitano da Casan.
Sobre a falta de uma URA (Unidade de Recuperação Ambiental), exigida pelo prefeito Gean Loureiro (DEM) à companhia para o meio do ano, o engenheiro justificou o atraso na obra do esgoto, pois “não faria sentido”. Segundo ele, teria que ter a rede coletora em funcionamento.
Abastecimento de água
Na última temporada, a companhia verificou problemas pontuais no abastecimento de água na Praia do Forte, no Norte da Ilha. Foram feitas obras corretivas, ao longo do ano, para melhorar o envio de água aos moradores do local. Além disso, foi ampliada a captação de água no Rio Cubatão, na região metropolitana, e foram furados mais poços de captação no Aquífero dos Ingleses.
“Fizemos melhorias na rede de distribuição e ampliação. Perfuramos mais dois poços no Aquífero dos Ingleses, já que se der problema em um dos poços, temos outros reservas. Daí, conseguimos manter a vazão do dia 27 de dezembro até o dia 10 de janeiro, período de maior consumo”, disse o engenheiro Joel.
Ações pontuais
- Caminhões limpa fossa para intervenções rápidas na rede
- Plantão especial para atendimento rápido no Natal e Ano Novo
- Equipes centralizadas no Sul da Ilha e no Norte da Ilha