
A empresária Iolanda Abraham Marcondes deixa um legado no empreendedorismo, construído ao longo de 30 anos ao lado do marido Fernando no resort Costão do Santinho, em Florianópolis. A empresa é a maior empregadora da região com 800 empregos diretos, sendo que na alta temporada, o número passa de mil postos de trabalho. O resort eleito ‘o melhor do Brasil’ colocou o Norte da Ilha na rota de grandes eventos internacionais, hospedando presidentes e até grandes figuras do mundo artístico.
Mesmo sendo natural do Rio de Janeiro, viu a oportunidade de crescer em Florianópolis. Há mais de 30 anos, ela e o marido compraram os primeiros terrenos para construir o resort Costão do Santinho. No local não havia praticamente nada. Eles viram essa oportunidade de desenvolvimento e criaram um hotel que chamou a atenção pela qualidade no atendimento.
Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
Em entrevista ao Conexão em 2018, Fernando Marcondes disse que o maior patrimônio que ele e a esposa possuem é o cuidado ambiental da região e a gestão de pessoas dentro do resort.
“Nós optamos pelas raízes açorianas que são as raízes que prevalecem na nossa cidade. Nas construções tem arte, muita pedra, azulejos nas bordas das janelas. Tivemos muita atenção com a importância dos sítios arqueológicos (que há dentro do hotel). Poderíamos passar batido. Nós temos 600 mil m2 de mata atlântica. Hoje, temos 160 pássaros fotografados e cadastrados pela área de ecologia”, comentou.
Além disso, a empresaria era reconhecido pelo trabalho filantrópico que fazia. Ela ajudava várias instituições, muitas até sem divulgação. Há algum tempo Fernando e Iolanda deixaram a presidência direta do resort, mas continuavam a participar de decisões tomadas lá dentro.
A empresária morreu aos 77 anos, após um mês internada em um hospital.