
O Corpo de Bombeiros passa a ativar, a partir desta sexta-feira (18), todos os postos de guarda-vidas no litoral de Santa Catarina. Em Florianópolis, haverá agentes militares e civis em praticamente todas as praias da cidade. A condição de maior infraestrutura espera atender a demanda crescente que se registra a partir desta sexta-feira (18) e deve diminuir apenas após a virada do ano. O réveillon será o momento em que haverá mais pessoas nas praias.
- Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
- Acesse a página especial do Conexão sobre o Verão
Florianópolis terá 182 guarda-vidas, por dia, como já revelou o Conexão em reportagem publicada no dia 1° de dezembro. A ‘Operação Veraneio’ iniciou no dia 09 de outubro, com a pré-temporada, em que gradativamente os postos foram ativados, de acordo com a necessidade estudada por cada região. Em todo o Estado, serão 1,5 mil guarda-vidas civis, além do reforço de militares para garantir o sucesso da Operação Veraneio, sem prejuízo ao atendimento em outras áreas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o foco é mais uma vez a prevenção, afinal, na última Operação Veraneio o perfil das mortes foi majoritariamente masculino, na faixa etária dos 28 anos e a maioria dos casos mortes que poderiam ser evitadas.
Outro ponto de destaque serão as orientações dos guarda-vidas, que, além de apontar as condições do mar, desta vez também trarão informações referentes aos procedimentos de prevenção do coronavírus (covid-19), mas não terão poder de fiscalização.