
A Igreja Católica ainda não conseguiu reconstruir o salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, destruído por um incêndio há um ano. O caso ocorreu no dia 21 de dezembro de 2019 em Ingleses, Florianópolis. A igreja de 180 anos também foi atingida, mas a destruição atingiu o telhado e o altar. As paredes, que sobraram, precisam ser avaliadas por um engenheiro. Ainda não se sabe se é possível usar a estrutura que restou.
- Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
- Acesse a página especial do Conexão sobre o Verão
Segundo o padre José Torquato, o projeto de 2021 da comunidade católica será a reconstrução do salão paroquial devastado pelas chamas. O incêndio começou após um curto circuito na fiação do salão. Como o fogo começou neste ponto e a parede do altar fazia divisa com o salão, essa parte da igreja e uma parte do telhado foram atingidos.
“Nosso projeto, já no início de fevereiro, será a celebração em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, nossa padroeira. As paredes estão em pé. Mas tem que passar por uma avaliação de um engenheiro para ver se dá pra aproveitar. Vamos colocar uma laje, não só o telhado. (…) O local serve para muitas atividades. Próximo ano é a nossa meta”, confirmou.
A parte da igreja histórica, destruída pelo incêndio, já foi reconstruída e as celebrações já foram retomadas no local com a ajuda financeira da comunidade.
Cristo intacto

O fogo que atingiu a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes de 180 anos, na entrada do Santinho, foi empurrado pelo vento do salão paroquial até o altar. Lá, tudo foi destruído do teto de madeira para baixo, menos a imagem do Jesus Cristo crucificado na parede. A situação impressionou os fiéis que estavam ajudando a remover as coisas de dentro do local. Muitos se emocionaram e relataram que esse é o sinal de Jesus para reconstruir tudo o que foi abalado pelas chamas.
Veja fotos do incêndio no local



