
O feriadão de Natal vai modificar serviços e os atendimentos em diversos setores em Florianópolis. É importante que muitos antecipem as compras de supermercado, já que os estabelecimentos não abrem no dia 25. A decisão é de convenção coletiva. Além disso, a coleta de lixo também sofre alterações na Capital. O Conexão separou os principais serviços alterados durante o feriadão:
- Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
- Acesse a página especial do Conexão sobre o Verão
Supermercados
O supermercados de Florianópolis devem encerrar as atividades na quinta-feira (24), a partir das 18h. Segundo as convenções trabalhistas, estes estabelecimentos não abrem na sexta (25) e voltam a retomar as atividades no sábado (26). Supermercados que tenham funcionamento familiar, estão liberados para funcionar no feriado.
Comércio
Segundo a CDL Florianópolis, o comércio pode funcionar na véspera do Natal, dia 24, até às 17h. Essa é a regra geral para o comércio no Centro da cidade. Nos balneários, o comércio poderá funcionar até às 22h. Por força de convenção, as lojas poderão abrir após as 13h de sábado (26), mas não há obrigatoriedade.
Shoppings
Beiramar Shopping – No dia 24, o Beiramar Shopping funcionará das 10 às 17h. No dia 25 de dezembro, Natal, o empreendimento estará fechado, retomando horário normal no sábado (26) 26, das 10h às 22h.
Floripa Shopping – O funcionamento vai ocorrer das 10h às 17h na quinta-feira (24). No dia de Natal, sexta-feira (25), não funciona. O local volta a funcionar no sábado (26) às 10h.
Iguatemi – O Conexão ainda não conseguiu confirmar o esquema de funcionamento.
Bancos
As agências bancárias de todo o país funcionarão em horário especial na quinta-feira (24), véspera de Natal, e ficarão abertas apenas por duas horas na parte da manhã. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a abertura das agências será das 9h às 11h. Os bancos voltam a funcionar só na segunda-feira (28). Carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos nos feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. De acordo com a Febraban, normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Transporte coletivo
A prefeitura informou que na quinta-feira (24), véspera de Natal, o transporte coletivo vai funcionar com quadro de horários de sábado até às 20h. No dia 25, o sistema atende os usuários com o quadro de horários tradicional de domingos e feriados. No sábado (26), o quadro de horários é de sábados com coletivos rodando até às 20h.
Casan
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) terá atendimento de plantão para ocorrências no feriadão de Natal. Emergências podem ser comunicadas 0800 643 0195 ou pelo aplicativo da companhia.
Celesc
Em caso de emergências, ao longo de todo o feriadão, a Celesc atende pelo 0800 048 0196.
Coleta de Lixo
Segundo a Comcap, na quinta-feira (24) haverá coleta convencional normal de manhã e à tarde antecipada para 12h. Coleta seletiva normal pela manhã e à tarde. Não será feita coleta convencional nem seletiva no período noturno. Na sexta-feira (25) coleta especial pela manhã nas principais praias e nas lixeiras comunitárias do Maciço do Morro da Cruz. Coleta convencional e seletiva normais à noite. Seletiva no Jurerê Internacional e Daniela passará da tarde para noite. Campeche deve contar com Ecoponto Morro das Pedras ou reservar no domicílio. Já no sábado (26) haverá coleta convencional e seletiva normais.
Saúde
Os CSs (Centros de Saúde) não funcionam na quinta-feira (24), devido ao ponto facultativo, e reabrem apenas na próxima semana. As Upas seguem funcionando 24 horas por dia.
Segurança Pública
As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão/escala. Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima e ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população, em caso de emergência, comunicar à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. Reforça também a importância de acompanhar os avisos e alertas que são atualizados no site e nas redes sociais da Defesa Civil. Também é possível realizar o cadastro para receber as mensagens diretamente no celular de forma gratuita. Para isso basta mandar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo apenas no texto o CEP do local que deseja ser monitorado.