
O presidente da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital), Lucas Arruda, disse ao Conexão que o vazamento de chorume de caminhões é algo ‘comum’ em diversas cidades do Brasil. Nesta segunda-feira (4), uma equipe do Conexão flagrou um grande vazamento de chorume em um dos veículos que estava estacionado na Estrada Dom João Becker, em Florianópolis. Os trabalhadores dizem que o espaço para o líquido é pequeno e ainda há veículos com problemas na vedação.
- Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone
- Acesse a página especial do Conexão sobre o Verão
“É uma situação comum que acontece em todas as cidades do Brasil. A frota está sendo renovada, nos últimos quatro anos. Baixamos a média de uso para oito anos. Sobre os dimensionamentos dos tanques, a Comcap adquire os caminhões com o tamanho máximo. Temos situações que precisam avançar. A primeira, a que vai mais ajudar em todos os aspectos, é a estação de transbordo do Norte da Ilha. Vai facilitar muito”, disse.
Durante uma entrevista na Rádio Conexão Felicidade, nesta segunda-feira (4), o presidente da Comcap se desentendeu com o jornalista Emanuel Soares, apresentador do programa, quando questionado sobre soluções a curto prazo. Ele disse que o âncora não era técnico da área, e o jornalista rebateu dizendo que basta ser morador da cidade para cobrar situações inadmissíveis.
“Você que não é técnico da área pode até achar que essa não é a solução. (…) Não é que não pode opinar, trabalhamos com responsáveis técnicos”. “Vocês que trabalham com comunicação querem soluções a curto prazo. (…) Não é assim. Vocês colocam na rádio, fazem notícia, e querem soluções a curto prazo”, disse o presidente da Comcap.
Questionado, novamente, sobre soluções a curto prazo para um problema, admitido pelo próprio presidente como ‘comum’ e ‘recorrente’, Lucas Arruda diz que há responsabilidades dos dois lados. Tanto da Comcap como da população.
“É que as pessoas ajudem a Comcap no condicionamento dos materiais. Que a Comcap faça a revisão completa dos roteiros de limpeza. Então, processos internos dessa caixa acumuladora de chorume estão sendo feitos. Nesse caminhão foram feitas quatro manutenções. (…)”, comentou. Ele relatou ainda que a forma como o lixo é colocado não é a apropriada, mas não explicou como deve ser onde não há contentores.
Acidentes provocados pelo chorume em 2020
Em novembro de 2020, o Conexão teve acesso ao laudo médico que comprova que a vítima de um acidente moto na alça da rodovia, saída para a SC-401, caiu devido a chorume presente na pista. Vários veículos rodaram na rodovia, que estava escorregadia. Além disso, dias depois, a Comcap lavou as vias onde houve denúncias de vazamento de chorume dos caminhões da autarquia.
O que é o chorume?
Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em decomposição. É um poluente viscoso, de cor escura e possui cheiro fortemente desagradável que procede de reações e processos físicos, químicos e biológicos.