
A vacinação contra o coronavírus (covid-19) começa em Florianópolis na quarta-feira (20), às 10h. Essa é a previsão da Prefeitura de Florianópolis e do Ministério da Saúde. O início será simultâneo em todo o território nacional. O transporte das doses, na chegada, terão escolta policial e ficarão estocadas na rede de frios do SUS (Sistema Único de Saúde) em Florianópolis. Porém, ainda não há detalhes de onde serão aplicadas as primeiras doses.
Os primeiros a receber a vacina serão os profissionais da saúde, especialmente aqueles que estão em contato direto com pacientes que estão contaminados pela covid-19. Além deles, idosos em instituições de longa permanência também serão vacinados. Após essa etapa e com a chegada de novas doses, serão vacinados idosos com mais de 75 anos.
O número de doses que vão chegar ainda é baixo, mas será apenas a primeira remessa. O município já possui, em estoque, 300 mil seringas e 230 mil agulhas para a aplicação. O município confirmou que 522 profissionais da área da saúde estão aptos a aplicar as doses de vacina contra o coronavírus (covid-19).
A vacina que será enviada para Florianópolis é a CoronaVac. Serão necessárias duas doses para cada pessoa que será imunizada.
CoronaVac
É uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. No Brasil, ela é testada e será produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A fabricação em território brasileiro da CoronaVac é o que cientistas chamam de “transferência de tecnologia” – ou seja, não dependerá da importação. Ela é produzida a partir do vírus inativado, num processo simular ao da vacina da gripe. Ao entrar no organismo, estimula o corpo a produzir anticorpos de defesa. A CoronaVac é aplicada em duas doses, com um intervalo de duas semanas entre elas.