
O início da vacinação contra o coronavírus (covid-19) foi transferido para terça-feira (19) em Florianópolis. A informação sobre o atraso no envio das doses do Centro de Imunobiológicos do Estado para a saúde da Capital foi dada por volta de 16h e confirmada pelo município. Assim, a aplicação das primeiras doses na cidade ocorre apenas na terça, sendo que o ato simbólico de abertura da vacinação ocorre nesta segunda-feira (18) em São José.
“Iniciaremos a imunização por vacinadores. (…) Paralelo, vamos distribuir as doses para hospitais imunizarem equipes de UTIs. Assim que tivermos a confirmação da chegada das doses para a Prefeitura, vamos informar hora e local da primeira vacinação”, disse a prefeitura em nota.
Além dos profissionais da saúde, as 15 mil doses destinadas para Florianópolis serão aplicadas em idosos que estão em instituições de longa permanência (asilos). Serão aplicadas duas doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Esta é a apenas a primeira etapa. Novas etapas de entrega de doses vão ocorrer nas próximas semanas, melhorando a distribuição da vacina. Os próximos a receber a dose do imunizante são idosos acima de 75 anos.