
Os profissionais da saúde que atuam em UTIs serão os primeiros a receber a vacina contra o coronavírus (covid-19). A Prefeitura de Florianópolis deve começar a aplicar o imunizante nesta segunda-feira (18), ou seja, de imediato. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou Estados a iniciar a aplicação assim que chegarem as doses. O transporte será feito por aviões e o transporte das doses terão escolta da PF (Polícia Federal) a partir do desembarque, no aeroporto, até o ponto onde ficarão estocadas.
Os primeiros imunizados serão aqueles que tratam diretamente com pacientes contaminados pela covid-19. As primeiras doses serão concedidas aos profissionais de UTIs de hospitais da Capital. Santa Catarina vai receber 126 mil doses. Destas, 15 mil serão destinadas a Florianópolis. O número ainda é baixo, porém é o primeiro lote de imunizantes.
De acordo com o Ministério da Defesa, o transporte das seis milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, será feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participou da reunião, em São Paulo, com o ministro Pazuello.
“É um dia histórico para a saúde de Santa Catarina. (…) Hoje mesmo serão distribuídas aos municípios catarinenses. Tão logo o Estado receba, vamos catalogar para separar por região e município. Vamos entregar todas as doses no dia de hoje”, disse.
Prefeito disse que a vacinação começa nesta segunda
Se doses chegarem ainda hoje para Floripa, iniciamos aplicação hoje.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 18, 2021