
Florianópolis já aplicou, desde terça-feira (19), mais de 2,6 mil doses da vacina CoronaVac contra o coronavírus (covid-19) na cidade. Inicialmente, a cidade recebeu doses limitadas. Elas precisam garantir a primeira e a segunda dose para pessoas do público alvo nesta primeira fase. Ainda não há previsão da chegada de mais doses na cidade. Nas próximas horas devem chegar ao Brasil 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Elas estão sendo importadas da Índia.
De acordo com o poder público, as 2.670 doses que já foram aplicadas tiveram como foco a imunização de profissionais da área da saúde que lidam e atendem pessoas contaminadas pelo coronavírus e idosos que estão em instituições de longa permanência (asilos). Em breve, o município vai disponibilizar uma ferramenta para a população acompanhar a aplicação das doses.
Conforme mais doses forem chegando à cidade, o foco será imunizar idosos com mais de 75 anos. Porém, ainda não há um prazo previsto. Entretanto, isso pode ocorrer com a chegada das vacinas de Oxford a cidade, que também precisam ser aplicadas em duas doses, assim como a desenvolvida pelo Butantan.