
O rompimento de uma lagoa de infiltração de esgoto, em Florianópolis, fez o Corpo de Bombeiros resgatar 70 pessoas com o auxílio de embarcações em ruas alagadas no Leste da Ilha, em Florianópolis. O trabalho dos socorristas aconteceu até 15h30, quando as guarnições deixaram o local. O acidente aconteceu numa estrutura mantida pela Casan para que o esgoto tratado voltasse para a natureza. A Casan está nas ruas afetadas para levantamento dos prejuízos que serão ressarcidos aos moradores. Até às 17h, a Avenida das Rendeiras seguia bloqueada nesta segunda-feira (25).
A lagoa artificial para infiltração se formou nas dunas, entre a Lagoa da Conceição e a Joaquina, onde era depositado o esgoto tratado. O objetivo era que ele se infiltrasse no solo. Porém, com a quantidade de chuva que caiu em Florianópolis, nos últimos dias, o nível da lagoa aumentou e uma espécie de ‘dique’ rompeu, fazendo milhões de litros de água invadir casas em ruas da região.
Mesmo que a Casan tenha dito que o esgoto é tratado, todos que estavam no local confirmaram que a água tinha mau cheiro. Ainda se avalia o impacto ambiental que isso vai causar na região. A Casan confirmou que conteve o vazamento e trabalha no local para levantar os prejuízos e ressarcir os moradores.
Ao menos 70 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros nas vias afetadas. Carros foram arrastados e o lixo se misturou com os objetos que flutuavam na rua. As residências foram invadidas por um lodo, originário na lagoa de esgoto.
Veja fotos do local





