
Em blitz contra esgoto irregular, a força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis e Casan lacrou, nesta quinta-feira (28), três ligações irregulares de esgoto em Ingleses, no Norte da Ilha. A equipe efetuou dois lacres em um mesmo imóvel, misto de mercado e residência, localizado na Servidão Marinho João do Rego, e um terceiro em condomínio na Servidão Mercedes Maria Luiza, que apresentava o esgoto da pia de cozinha conectado à rede de drenagem pluvial. A Floram notificará o proprietário deste último local.
Na mesma operação, testes em prédio de doze apartamentos na já citada Servidão Marinho João do Rego indicaram retenção de esgoto em várias caixas de passagem. A Vigilância Sanitária requereu ao responsável apresentação de Habite-se e projeto hidrossanitário, limpeza das caixas com esgoto e adequação das caixas de gordura, tendo 15 dias para concluir a regularização do imóvel.
Dois casos de extravasamento de fossa a céu aberto – um na rua, outro no terreno do vizinho – foram flagrados pela força-tarefa ainda na manhã de quinta-feira, em condomínios residenciais na Est. Dário Manoel Cardoso e na Travessa Nildo Neponoceno Fernandes. A vigilância deu prazo de três dias para correção das irregularidades.
Outros dois imóveis em Ingleses, condomínios localizados na Servidão Capivari e na Av. Lions Internacional, já haviam sido notificados pela vigilância na ação do dia anterior, quarta-feira (27).
Já em Sambaqui, na primeira operação da semana, condomínio na Rod. Rafael da Rocha Pires fiscalizado pela força-tarefa terá de apresentar à Floram análise de água da estação de tratamento particular para comprovar que o esgoto está sendo tratado de maneira adequada.