
Terminou na manhã desta segunda-feira (1º) uma paralisação ilegal nos serviços da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital). Ela foi promovida pelo Sintrasem (Sindicato dos Servidores Municipais). Segundo o município, pelos atos ilegais e depredações em patrimônio público, o sindicato pagará uma multa de R$ 100 mil, conforme acordado junto a Prefeitura. Além disso, o projeto de lei que equipara direitos dos servidores da Comcap aos demais servidores municipais permanecerá sancionada e vigente. Os servidores que retornarem imediatamente vão poder compensar os dias de falta em horas extras e serviços extras para retomar a coleta e a limpeza e capina na cidade.
Essa é a primeira vez que um sindicato pagará multa em Florianópolis, após uma greve da Comcap. O município espera, com esse recurso, compensar os gastos com a recuperação de depredações de caminhões, da sede da Comcap no Itacorubi e com a própria sede da prefeitura.
Com o projeto de lei aprovado e sancionado, agora os serviços da Comcap se dividem em duas secretarias: na de Infraestrutura, toda a parte de limpeza urbana, varrição e capina vão se unir às intendências municipais para melhorar a manutenção nos bairros. Já a parte da coleta de resíduos ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente, já que faz parte do saneamento básico. O município fará uma grande força tarefa durante a semana para deixar a cidade totalmente limpa.
Com informações da Prefeitura de Florianópolis