
A Prefeitura de Florianópolis assinou contrato com a empresa Prosul. Ela será responsável pela confecção dos estudos para ampliação das praias de Ingleses (foto), Jurerê Tradicional, ampliação da Avenida Internacional, desassoreamento do Rio Sangradouro, uma nova ponte na Lagoa da conceição e outras obras. Através do estudo, o município vai buscar as LAPs (Licenças Ambientais Prévias) para depois as LAIs (Licenças Ambientais de Instalação). O valor do contrato é de R$ 7,6 milhões.
A empresa Prosul é a mesma que realizou os estudos para o engordamento da Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha. Sobre as obras em Ingleses e Jurerê, será através do estudo que a empresa vai identificar as movimentações marítimas de cada praia e onde há uma jazida com areia similar a que já está na orla.
O mais provável é que a execução das obras seja realizada apenas em 2022, já que o contrato de estudos prevê um prazo máximo de um ano. Porém, as obras podem ocorrer ainda em 2021 se o estudo for rápido, assim como a obtenção das liberações ambientais através do IMA (Instituto do Meio Ambiente).
Durante a campanha, o prefeito Gean Loureiro (DEM) informou que o município tinha R$ 140 milhões para a execução dos projetos, via financiamento do Finisa, da Caixa, com prazo de carência de 12 anos.
O edital para a contratação de estudos foi lançado em outubro de 2020.