
O site para matrículas na rede estadual de ensino em Santa Catarina apresenta instabilidade, nesta quarta-feira (3). A própria assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação confirmou o problema. Eles afirmaram que a lentidão se dá pelo grande número de acessos. Além disso, em muitos computadores a plataforma de matrículas nem abre. O sistema deve voltar ao normal ainda na manhã desta quarta-feira.
A ‘pré-matrícula online’ é apenas para alunos novos na rede estadual. O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é feita em uma plataforma on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).
A plataforma de matrículas vai funcionar até esta quinta-feira (4) às 23h59 e documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 3 e 5 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mesmo assim, o Conexão levantou informações que muitas pessoas aguardam em filas na frente da Escola Jovem Jacó Anderle, no Norte da Ilha, ao lado do Tican.