
Um gaúcho de 29 anos, natural de Passo Fundo, foi preso neste domingo (14) na praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Segundo a polícia, ele pertence a um grupo de estelionatários que há anos aplica o ‘golpe do bilhete premiado’ em parte do país. O suspeito, que já tem indiciamentos e condenações, tinha mandado de prisão em cinco Estados. O nome do homem não foi divulgado pelas autoridades.
Segundo o delegado Diogo Ferreira, da Draco (Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas) de Passo Fundo, o investigado era procurado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Sergipe e Espírito Santo. Após a prisão, ele foi levado de volta para Passo Fundo, onde deve permanecer sob custódia.
“A gente apurou que eles agiram aqui na cidade (Passo Fundo) há anos, depois foram para o interior gaúcho, outros Estados do Sul, Sudeste e agora também nordeste brasileiro” diz Ferreira.
O grupo de estelionatários de Passo Fundo tem vários antecedentes criminais envolvendo o golpe do bilhete. Somente em 10 inquéritos, mais de 250 golpistas do norte gaúcho foram indiciados. Em um deles, um Chevrolet Camaro foi apreendido com os suspeitos e, depois, a Justiça passou o veículo para a Polícia Civil usar em operações. Os mesmos investigados também foram apontados em inquéritos de lavagem de dinheiro por já terem movimentado cerca de R$ 55 milhões nos últimos anos.