
O sol é o principal vilão para uma pele descascando. Na maioria das vezes, isso ocorre pela exposição em demasia e o não uso de filtro solar. Contudo, outras vezes não há nenhuma razão por trás do ressecamento. Afinal, é normal uma pessoa perder, em média, mais de cem quilos de pele durante a vida – mesmo que pareça um pouco grosseiro. Sonia Batra, dermatologista, explica que algumas medidas que podem ser tomadas.
1 – Esfoliar semanalmente
Além de proporcionar uma pele mais brilhante, a esfoliação regular também combate a pele morta de uma maneira importante. “Esfoliantes naturais podem ajudar a livrar a pele das células mortas, que podem causar descascamento”, diz Batra. “Esfoliantes químicos, por sua vez, ajudam a promover o turnover celular e diminuir o peeling.”
Vale ressaltar, contudo, que o ideal é esfoliar apenas uma a duas vezes por semana. Lembre-se que exagerar pode aumentar a irritação. Além disso, nunca puxe as peles com a mão ou com uma pinça. Isso pode causar rachaduras na pele que se transformar em portais para infecção.
2 – Não se esqueça de hidratar
Depois de esfoliar, parta para a hidratação. “Depois de remover a camada superior de células mortas da pele, aplique hidratante para criar uma barreira entre a pele recém-exposta e os elementos externos”, explica Batra.
Ela recomenda o uso de um produto com ceramidas – gorduras que ajudam a pele a formar uma barreira protetora entre os irritantes e ajudam a reter a umidade. “Óleo de coco também é uma boa opção para tratar a pele escamosa”, acrescenta ela. “As propriedades emolientes do óleo de coco ajudam a preencher os espaços entre as células da pele, criando uma superfície lisa.
3 – Confirme que não é um problema maior
Se você usou esfoliante e hidratante, mas nada parece funcionar, marque uma consulta com um dermatologista o mais rápido possível. As descamações típicas causadas pela desidratação desaparecem um dia ou dois após o uso do hidratante, mas se você estiver lidando com um problema diferente, remédios caseiros podem irritar ainda mais a pele. “Condições crônicas da pele, como eczema e psoríase, podem descascar a pele.
Portanto, verifique com um médico para determinar se a pele escamosa pode ser tratada com medicação”, indica Batra. Depois de ter o diagnóstico profissional adequado, um tratamento específico para a doença deve limpar a pele em algumas semanas.
4 – Mude sua rotina de banho
Quando o tempo está insuportavelmente frio, é tentador tomar um longo banho quente para ajudá-la a esquecer o clima do lado de fora. Infelizmente, isso torna o peeling pior. “Isso faz com que a pele seque e fique escamosa”, explica Batra. Em vez disso, tome banho um banho curto e use água morna ao invés de muito quente.
5 – Invista em um umidificador
Os umidificadores não são apenas para meses secos de inverno. Eles são, na verdade, uma arma secreta que você pode usar durante todo o ano para combater o descascamento. Semelhante a aquecedores, ar condicionado também esgota o ar de umidade. Então, Batra recomenda o uso de um umidificador sempre que você estiver se sentindo um pouco seca como medida preventiva.
6 – Mude para produtos livres de fragrância e corantes
Segundo Batra, aromas e cores adicionados aos produtos, como produtos de limpeza e hidratantes ou até mesmo detergentes para a roupa, podem irritar a pele. “Usar cosméticos suaves e hipoalergênicos pode diminuir a inflamação e a descamação”, diz ela.